O QUE MUITOS IMAGINAM
Quando surge a possibilidade de alguém dar seus primeiros passos no mundo dos negócio e consequentemente esse alguém queira começar como Microempreendedor Individual… é só a pessoa lançar uma pesquisa no “Google” que ela encontrará vários conteúdos falando sobre o MEI e a não necessidade de ter um contador.
Dentro desses assuntos que ela encontrará, quando pesquisar sobre o MEI ela irá achar o passo a passo para se formalizar como MEI, portanto, ela preencherá o formulário e pronto… com o MEI formalizado é só começar a empreender.
O QUE REALMENTE ACONTECE
Com seu MEI formalizado o empresário passa a trabalhar e as demandas começam a aumentar e com isso acaba acontecendo um dos erros mais cometidos pelo microempreendedor individual. Seja por não dar tanta importância, ou simplesmente por esquecer, o erro é: deixar de contribuir mensalmente com o imposto simplificado do MEI e consequentemente não realizar a entrega das declarações pertinentes do MEI.
Isso acaba gerando estresse e dúvidas de como agir com os erros cometidos, pois os impostos geram dívidas e essas dívidas em atraso geram juros e multa.
Passado os primeiros anos empreendendo como o MEI, o CNPJ do microempreendedor já constará como: INAPTO, por motivos de entrega de não declaração. E quando isso acontece, a grande maioria, corre e procura logo um CONTADOR para auxiliá-lo.
Portanto, no final, o MEI acaba precisando do contador para resolver esses problemas!
Então no geral o MEI precisará de Contador… então, por que não solicitar o auxílio de um especialista logo no início?
Seja para orientá-lo mensalmente com os impostos, seja para auxiliá-lo nos relatórios de fluxos de caixa, seja para realizar a entrega da declaração para que seu CNPJ não fique inapto, seja para auxiliá-lo nas tomadas de decisões e ajudá-lo a logo dar o segundo passo e transformar seu negócio em uma microempresa (ME).
Em resumo, para se tornar um grande empresário é preciso delegar, terceirizar e mais do que isso, é preciso ter um time que esteja ao seu lado para ajudá-lo não só nas obrigações contábeis e financeiras, mas ajudá-lo nas tomadas de decisões para que seu negócio prospere!
Entenda mais sobre contabilidade digital para MEI falando com um consultor!